top of page

Palestra no Canela Foto Workshops expõe estudo que revela premissas da comunicação na atualidade


A face mais revolucionária da atualidade não é tecnológica, e sim comportamental. Sendo assim, é necessário falar menos de plataforma, e mais de comportamento e de linguagem. Foi com essa conclusão que a cineasta Flavia Moraes encerrou sua palestra sobre o estudo The Communication Revolution. Conclusão essa que falou para uma plateia lotada e vidrada em suas palavras no Canela Foto Workshops no sábado, dia 16 de abril. E a Sala de Fotografia também acompanhou seu relato, junto com seus alunos.

O estudo é, como diz no seu próprio nome, revolucionário. Flavia e sua equipe foram desafiados pelo Grupo RBS em 2013 para descobrir o futuro da indústria da comunicação, e assim ser a base de transformação dos produtos da empresa. Mas o resultado extrapolou a ideia inicial. No fim, o estudo conseguiu inspirar a formulação de 11 premissas que podem ser aplicadas sobretudo ao mercado de comunicação, mas também a era digital que vivemos.

As premissas possuem títulos em inglês, e são as seguintes:

1 – Be true (seja verdadeiro): o ser humano tem novas habilidades cognitivas, que maximizam o pensamento crítico, detectando besteiras de imediato. Transparência é a nova exigência.

2 – Be trusted (seja confiável): há uma necessidade de novos curadores criteriosos e confiáveis, que selecionem o conteúdo relevante dentro do tsunami de informações disponíveis todos os dias.

3 – Be part (faça parte): o conhecimento não é mais dado em apenas uma via. É necessário fazer parte, construir aberturas, humanizar-se, para haver menos desvios e menos erros de interpretação.

4 – Think plural (pense plural): necessidade de discutir todos os ângulos, para compreender que a verdade é multifacetada. A pluralidade vale mais do que a isenção – você pode e deve ter sua opinião, só não deve impor suas ideias.

5 – Think mobile (pense mobile): há a reinvenção do espaço e do tempo a partir das novas ferramentas de acesso ao mundo. E assim há uma mudança na interação e na convivência.

6 – Be beta (seja beta – versão de testes): nunca estamos prontos, sempre há mais para aprender. É preciso estar aberto à mudança, à novas opiniões, pois do contrário nos fechamos para a possibilidade de modificar e melhorar.

7 – Think ahead (pense à frente): ser inovador não é confortável, mas é recompensador. É preciso se desprender de conceitos usuais e sair do senso comum.

8 – Think higher (eleve o pensamento): os negócios também servem para transformar a vida das pessoas. Não é mais possível trabalhar apenas pelos lucros, é necessário ter um ideal.

9 – Be collaborative (seja colaborativo): a economia colaborativa tem força e inteligência transformadoras. Construir alianças e trabalhar em rede virou necessidade para empresas e profissionais.

10 – Be intuitive (seja intuitivo): intuir é um olhar atento, ver com todos os sentidos. Assim se acabam antecipando respostas. O racionalismo a todo o custo é reducionista.

11 – Be useful (seja útil): faça algo que seja considerado útil pelos outros. Ser útil está relacionado ao grau de satisfação, é o modo como o que você faz é percebido.

Flavia e sua equipe realizaram mais de 300 horas de gravação em entrevistas para o estudo. E assim registraram opiniões sobre o impacto da revolução digital e o empoderamento do indivíduo na comunicação, passando pelas grandes transformações da comunicação na nossa época. Ao longo de 12 meses, Flavia visitou profissionais em diversas áreas do Brasil e dos Estados Unidos. A palestrante ressaltou que o estudo não pretende ser um mapa. Ele é um indexador dos assuntos mais recorrentes nas entrevistas: as premissas. O resultado desse trabalho está disponível no site, o qual traz os trechos de onde foram retiradas essas ideias inspiradoras. Assim, cada um pode chegar às suas próprias conclusões e usar da maneira como achar adequado a sua vida.

Acesse o site do estudo para assistir a trechos de entrevistas e saber mais sobre as premissas.

Texto: Sabrina Didoné (jornalista - 0018277/RS) e Liliane Giordano

Fotos: Liliane Giordano

Alunos da Sala de Fotografia no Canela Foto Workshops

Alunos da Sala de Fotografia no Canela Foto Workshops

bottom of page