A diversidade do olhar. Este é o tema da exposição fotográfica coletiva intitulada “Sala de Fotografia 10 anos”. Em comemoração à sua primeira década de atividades, a escola de fotografia de Caxias do Sul expõe as visões fotográficas de seus alunos - estas que são janelas para a diversidade que enxergamos ao nosso redor. A abertura ocorre dia 10 de outubro, terça-feira, às 19h, na Sala de Exposições do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. A exposição fica até dia 5 de novembro, e a visitação ocorre de segunda a sexta das 9h às 22h, e nos finais de semana e feriados das 16h às 22h.
São 70 pessoas que participam com uma fotografia na exposição. O grupo expositor é heterogêneo, incluindo pessoas de idades, crenças, etnias, profissões e cidades diferentes, o que confere à exposição uma riqueza de detalhes, interpretações, sentimentos e provocações. “Quando se aprende a ver o mundo com olhos sensíveis e criativos, tudo adquire um novo significado”, afirma a professora e curadora da exposição, Liliane Giordano.
Para participar os alunos e ex-alunos da Sala de Fotografia enviaram fotos de qualquer tema, nos quais foram evidenciados os aspectos criativos. Esta é a quarta exposição coletiva que a Sala de Fotografia promove a partir da produção de seus alunos. A ideia é permitir e evidenciar que mesmo quem fotografa por lazer pode ter a sua foto emoldurada e na parede, ampliando o alcance da arte. A exposição promete despertar a emoção tanto do público em geral quanto dos próprios fotógrafos, protagonistas da história da Sala de Fotografia recontada não apenas com palavras e memórias, mas através das belas imagens registradas partindo de suas novas percepções.
A realização da exposição fotográfica coletiva “Sala de Fotografia 10 anos” é da Unidade de Artes Visuais da Secretaria da Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul e da Sala de Fotografia, e conta com o apoio da Petronius Cervejaria, Emílio Emoldurações e do laboratório fotográfico Go Image.
A Sala de Fotografia é um espaço voltado para cursos, workshops e palestras. A escola de Caxias do Sul também atua em curadorias de exposições fotográficas e projetos culturais. Promove ainda expedições fotográficas nacionais e internacionais. Os cursos, muito mais do que focar no resultado da fotografia, visam uma inserção do aluno no universo imagético, proporcionando uma nova leitura da visualidade. Com o objetivo da difusão do conhecimento, a escola lançou a Revista Sala de Fotografia, online e gratuita.
Mais informações:
Sabrina Didoné (jornalista - 0018277/RS)
saladefotografia@gmail.com
www.saladefotografia.com
(54) 3534.8994 / 9.9981.9894